Bem Estar

Benefícios do Agave

02.08.2017

Oi!

Vocês conhecem o agave??? Inclui ele na minha alimentação depois de grávida para substituir o mel. Eu amo mel e sempre consumia com iogurte ou quando estava com dor de garganta. Mas segundo a minha nutricionista é possível encontrar em mel natural a bactéria toxoplasmose, e se pego durante a gravidez pode trazer sérios problemas para o bebe, (mas depois eu faço um post mais explicadinho sobre isso), por isso ela me indicou o Agave, ele tem vaaarios benefícios e os veganos adoram, pois ele é muito parecido com o mel e não é de origem animal.

O agave conhecido também como agave-azul é originado de uma planta do México, a mesma que faz tequila. Ele é ideal para substituir o açúcar, adoçante e como já falei o mel.  O agave é cerca de três vezes mais doce que o açúcar, o que faz com que se utilize uma quantidade muito menor dele. Outra propriedade cientificamente comprovada é o alívio a inflamações e o fortalecimento do sistema imunológico.

O que o faz mais benéfico é que esse tipo de substância é rica em frutose, ao contrário do açúcar, que é rico em sacarose. A frutose faz menos mal à saúde que a sacarose e, de acordo com algumas pesquisas, também pode ajudar no emagrecimento, uma vez que é processada mais lentamente pelo corpo.  O açúcar de mesa contém 50 % de frutose e 50 % de glicose. O mel tem proporções semelhantes: 50% de frutose, 44 % de glicose, 1% de sacarose já o agave é em sua maioria, frutose.

O agave tem baixo índice glicêmico comparado a outros açúcares e ao mel, mas sua alta quantidade de frutose e se usado de forma abusiva pode atrapalhar a dieta e ganhar peso, mas por outro lado, ele é mais doce que o açúcar e é usado em menor quantidade! Então como tudo na vida é moderação e equilíbrio lembre-se de usa-lo de forma saudável e sem exageros!

O que tenho usado é o da marca Jasmine, em baixo tem a foto dele!

 

Deixe o seu comentário!