Oi!

No último post escrevi sobre os alimentos que devem ser EVITADOS durante a gestação. Hoje vou passar os alimentos que NÃO PODEM FALTAR NO PRATO DA GESTANTE:

 

  •  Proteína: Indispensável para o desenvolvimento das células do bebê e para a placenta. Fontes: carnes em geral, ovos, leite e leguminosas como feijão, soja, grão de bico, lentilha e ervilha.

 

  •  Cálcio: Essencial para formação óssea do feto, e para a contração muscular. Fontes: Leite, iogurtes, queijos, gergelim, e alguns vegetais como brócolis. O iogurte especificamente, favorece o crescimento da flora bacteriana intestinal que aumenta as defesas do organismo e ainda diminui a formação de gases e auxilia o funcionamento do intestino.

 

  •  Vitamina D: Ajuda na formação das células e no desenvolvimento de ossos e dentes da criança. Fontes: gema de ovo.

 

  •  Vitamina C: De grande importância para o desenvolvimento, construção e reparação dos tecidos, na cicatrização, no crescimento e desenvolvimento ósseo do bebê. Auxiliam na absorção de ferro, quando consumida na mesma refeição de alimentos ricos neste mineral. Fontes: frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão, acerola, kiwi, cereja, caju, morango, e também na batata, no repolho e no tomate. Para melhor aproveitar esse nutriente consuma sucos feitos na hora!

 

  •  Ferro: Importante na formação das células do sangue. Fontes: carnes vermelhas, leguminosas (feijão, lentilha, etc.), legumes e verduras verdes escuras e ovos. A ingestão de sucos ou alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo, kiwi e suco de laranja, junto com as refeições melhora a absorção de ferro no organismo.

 

  •  Vitamina A: Ajuda na formação das células e no desenvolvimento de ossos e dentes da criança. Fontes: gema de ovo, vegetais verde escuros e laranjas (cenoura, rúcula) e frutas de cor alaranjada como mamão e manga.

 

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