Olá!
Toda gravidinha sabe que nem só de flores se vive uma gestação! Sofrem com náuseas e vômitos, azia e constipação intestinal e um sono absurdo!
Para o sono não tem muito que fazer a não ser tentar tirar um cochilinho.

Na minha primeira gestação eu não tive nenhuma náusea, fiquei SUPER bem em relação a isto, só tive muito sono no comecinho. Já a segunda… foi outra história, pelo menos uma vez por semana eu tinha que ir correndo ao banheiro e chamar o “juca”! No começo era por enjoo mesmo, mas depois era por algo que eu comia, japonês então, era tiro e queda, acho que meu filho não curtia um sushi, ehehe.

Outro sintoma que me incomodava bastante era a azia, essa eu tive nas duas gestações, e por ultimo e não menos importante a constipação intestinal, a famosa prisão de ventre. O intestino fica bem ruinzinho mesmo, quem já sofria com esse mal pode ter certeza que durante a gestação da uma pioradinha.

Mas o post de hoje é para dar umas dicas que usei e que me ajudaram bastante neste período, take a look :

 

NÁUSEAS E VÔMITOS

Precauções:

  • Faça uma lista dos alimentos que fazem você se sentir melhor;
  • Abra as janelas para ventilar o ambiente e evitar que fiquem odores;
  • Use sabonete, sabão ou detergente neutro ou sem odor;
  • Se possível, fique longe de odores provocados por alimentos sendo preparados;
  • Relaxe! O estresse também pode deixa-la nauseada. Portanto descanse sempre

que possível.

Importante: Coma o que quiser, desde que seja um alimento! Você pode se sentir bem melhor!!!

 

Sugestões:

  • Faça refeições pequenas e mais frequentes (evitando ficar de estômago vazio);
  • Prefira alimentos com baixo teor de gordura e abrandados (do tipo purê);
  • Experimente alimentos gelados;
  • Evite misturar alimentos quentes e frios na mesma refeição;
  • Pela manhã, antes de se levantar, consuma biscoitos salgados do tipo cream- crackers, torradas ou cereais secos (é a recomendação mais tradicional para essa condição);
  • Tome líquido “entre”, ao invés de “junto” com as refeições;
  • Quando se sentir nauseada, tome um pouco de limonada para amenizar o

sintoma.

  • Bala de gengibre também ajuda para o enjoo

 

AZIA

Sugestões:

  • Mantenha intervalos fixos entre as refeições, evitando períodos longos de jejum e grandes quantidades de alimentos (faça refeições com pouca quantidade de alimento para que possa ser mais frequente)
  • Mastigue bem os alimentos e coma lentamente
  • Não deite imediatamente após comer. Se possível, mantenha a posição sentada.

IMPORTANTE: A restrição de alimentos ácidos, como as frutas cítricas, (além de ser

muito individual) pode comprometer, SEM necessidade, a ingestão de vitaminas, afinal, a acidez das frutas não é maior do que a do HCL, sendo o refluxo gastroesofágico o maior responsável por esse sintoma.

 

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

Sugestões:

  • Beba de 8 a 10 copos de água por dia
  • Aumente a ingestão de fibras na sua alimentação, quando possível, coma mais frutas com casca e hortaliças cruas, consuma mais pães e cereais integrais
  • Consuma frutas secas como lanches (ameixas, damascos, figos), ou beba suco, eles contêm um laxante natural!!!
  • Faça exercícios físicos regularmente, no mínimo, 3 vezes por semana

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